Fontes: Sindusconsp, CBIC, Exame, Veja e grandes agências de notícias do país.
Mercado Imobiliário e registradores defendem conversão da MP dos Cartório.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em conjunto com representantes de entidades do mercado imobiliário e de registradores, enviou ontem (03/05) ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP/AL), carta de apoio à conversão da Medida Provisória 1085/2021 (Sistema Eletrônico dos Registros Públicos – SERP) em lei.
No documento, as entidades reforçam que a MP dos Cartórios inova e moderniza o sistema de registros públicos, com consequente avanços para a sociedade como um todo.
A medida trata de assuntos de alta relevância, como Lei dos Registros Públicos, incorporação imobiliária, condomínio edilício, parcelamento do solo, e Código Civil, em valiosa tentativa de melhoria do ambiente de negócios para a geração de empregos, ampliação da segurança jurídica e desenvolvimento social.
Além disso, as signatárias apontam a contribuição essencial dos registros públicos à sociedade, conferindo ao povo brasileiro segurança jurídica e concretização da cidadania, imprescindíveis ao trânsito social e econômico, bem como salientam a importância da padronização e digitização dos procedimentos registrais, propiciando maior previsibilidade e agilidade nos serviços, resguardada a independência jurídica dos registradores e sua prerrogativa de qualificação dos títulos.
“A MP 1085/2021 tem um texto base que contempla alguns avanços que vão beneficiar a sociedade como um todo – cidadão, empresários e indústria imobiliária de uma forma geral. Ela reduz prazos; estabelece registro eletrônico que vai dar maior celeridade, e prevê emolumentos pagos através de meios eletrônicos disponíveis no mercado, que são avanços que ajudam o processo a se tornar menos burocrático, por isso a apoiamos”, destaca o vice-presidente da CBIC, Aristóteles Passos.
Segundo o executivo, a CBIC apresentou algumas emendas e desenvolveu um trabalho junto às entidades ligadas aos registradores, com o objetivo de apoiar as medidas que são comuns e de interesse dos dois grupos, tirando as divergências e as emendas polêmicas. A previsão é de que a MP seja apreciada amanhã no Congresso Nacional.
Aristóteles Passos acrescentou que em encontro representando a CBIC, nesta quarta-feira (04/05), com a Frente Parlamentar do Brasil Competitivo e com a presença de representantes do setor produtivo, de bancos, de registros imobiliários e de documentos e de parlamentares, as falas foram todas convergentes, no sentido de apoiar a MP.
Assinaram a carta, além da CBIC: